Cine Theatro Brasil retorna repaginado

Enquanto Juiz de Fora caminha cada vez mais rumo ao passado, Belo Horizonte recupera os seus espaços cinematográficos e de disseminação da Cultura, reabrindo o Cine Theatro Brasil. Matéria publicada no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, em 11 de setembro de 2013.

Novo Cine Theatro Brasil-02

Espaço integra a Virada Cultural exibindo filme na rua

Carlos Andrei Siquara

Após seis anos em reforma, o Cine Theatro Brasil, localizado na praça Sete, teve a sua área externa liberada ontem de manhã, com a retirada dos tapumes que acompanharam o longo processo de restauração orçado em R$ 53 milhões.

Com inauguração prevista para o dia 8 de outubro, com a exposição dos painéis “Guerra e Paz”, de Cândido Portinari, o centro cultural vai integrar a programação da Virada Cultural, promovendo a exibição do filme “Cinema Paradiso”, em duas sessões (19h30 e 0h30), entre sábado (14) e domingo (15), ao ar livre
.
A expectativa é que a partir do próximo mês, o público da cidade tenha acesso a diversas atrações, desde mostras de cinema a espetáculos de música, teatro, além de exposições de artes visuais. Em torno da espera pela abertura, Sandra Campos, diretora de Planejamento e Ação Cultural do espaço, revela haver um grande apelo emocional.

“Muitas pessoas têm pedido para entrar aqui e, às vezes, algumas até choram, emocionadas. É impressionante a memória afetiva relacionada a esse espaço. Por isso acho que vamos começar as atividades com uma energia boa, pois o Cine Brasil será aberto com esse histórico de recordações felizes”, ressalta Sandra.

De acordo com ela, a programação ainda está sendo desenhada, mas a ideia é que diversas atividades culturais sejam realizadas continuamente, como oficinas e eventos de diferentes espécies a serem promovidos no ambiente multiuso, ou nas duas novas galerias e nos dois teatros. Já está confirmada a integração do centro cultural ao circuito de espetáculos da próxima edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, em janeiro.

“Pensamos também em oferecer algumas atrações em horários alternativos, como no intervalo do almoço ou próximo do fim da tarde, a preços populares”, diz a diretora, reforçando a capacidade do edifício inclusive de receber iniciativas simultâneas em razão do tratamento acústico empregado.

Estrutura

 Novo Cine Theatro Brasil-01

Quem for visitar o Cine Theatro Brasil em breve vai encontrar a casa, assim, repaginada, mas com características originais da década de 1930, quando foi construída.

Dentre as novidades, chama atenção o sétimo pavimento levantado acima do teto do grande teatro, que agora tem mil ugares ao invés dos 1.600 de antigamente. Alberto Camisassa, superintendente da Fundação Siderturbe, responsável pela restauração do prédio, explica que a redução do número de cadeiras permitiu maior conforto e a criação de um foyer. Em relação ao novo andar, todo ele reservado para funcionar como espaço multiuso, ele diz que foi necessária a instalação de vigas de metal para ser sustentado.

“Sem isso seria impossível a criação do pavimento que durante a exposição ‘Guerra e Paz’ vai acolher os cerca de 60 estudos para a criação dessa obra, todos eles pertencentes a colecionadores”, afirma Camisassa.

O Cine Theatro Brasil ainda abriga um teatro de bolso com capacidade para 200 pessoas. Nesse local foram instaladas as cadeiras originais do grande teatro após a sua restauração. No térreo está instalado também um café, somando 8,3 mil m² de área construída. “Foi construído um novo edifício por dentro do antigo, sem descaracterizar os seus traços principais”.

Fonte: O Tempo

Espalhe no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>